quarta-feira, 17 de abril de 2013

Na fila da Pipoca: Uma História de Amor e Fúria!


Olá pessoal, assistimos, eu e meu amor (Thami Tiburtino), há pouco o filme Uma história de amor e fúria. E foi muito bom! Acho que a pior parte do filme, foi que só tínhamos nós dois na sessão, e isso é triste, porque mostra que o brasileiro não dá apoio ao cinema nacional de qualidade. Enfim, como eu já tinha visto o trailer, e tinha interpretado a base da história, tivemos uma conversa de pré filme enquanto esperavamos a seção começar, sobre a história mundial e do Brasil e a importância de sabermos sempre mais sobre isso.


Se você é brasileiro, provavelmente hoje acordou e não se incomodou nem um pouco pela situação atual do País. E não to julgando ninguém não, porque eu também fiz isso, mas o problema não está só ai. O problema está em você não saber a situação do Brasil, politicamente; historicamente; socialmente; internacionalmente e de todas as outras formas.
Como diz o próprio filme "Viver sem conhecer o passado é andar no escuro", e é exatamente esse o ponto que quero chegar antes de começar a falar sobre a animação, conheço várias pessoas que sabem 500 coisas que Atores/Atrizes/Cantores/Diretores já fizeram, e que não sabem ao menos como o Brasil chegou a ser o que é hoje. E porque o Brasil é assim.


O que me incomoda bastante é o fato de muitas pessoas acharem que história é só chatice de colégio que se aprende pra passar de ano. Não pessoal, história é de extrema importância na vida das pessoas. Você aprende muito mais em história, do que o que fizeram as pessoas que morreram há centos anos atrás. Enfim, APRENDAM (não decorem), a história da humanidade cada vez mais, pra saber ao menos quem é você!

O filme conta a história de um Homem que já viveu mais de 600 anos, que tenta sobreviver no Brasil de 1500, até 2096. Passando por momentos históricos como as revoluções contra o império e a ditadura militar; e que é apaixonado por Janaína. Dentro desse enredo, o filme mostra um país de povo guerreiro, mas onde muitos são cruéis e corruptos.


Um ponto bem interessante, são as críticas politicas e sociais ao Brasil e ao povo brasileiro. A melhor frase do filme para mim é quando ele fala "Meus heróis não viraram estátuas, morreram lutando com aqueles que viraram!" e também achei muito bom o exemplo que eles deram ao usar um dos "heróis" brasileiros que tem estátuas. Eu acho que faltou um pouco de ousadia ao diretor, mas por outro lado eu entendo que por questões de público foi melhor ele não ousar tanto. Vale lembrar que apesar de ser uma animação, é voltada ao público adulto, e o brasileiro ainda não está acostumado a isso, ainda tem o estereótipo, que animação é para crianças. Então, talvez mais ousadia poderia chocar o público que fosse assistir, pensando está indo ver algo infantil.


     A fotografia do filme é muito boa, os cenários são lindos, muito bem elaborados, há alguns erros técnicos na animação, mas não é nada de outro mundo, parece como se fosse algo que não tivessem tido tempo ou apoio financeiro para um acabamento ideal. Acho que faltou um pouquinho mais de carinho. Ou talvez seja observações normais pra quem trabalha na área de animação, eu não sei se todos notariam.
     Mas mesmo que notem vale a pena assistir, pela história pelo cenário, pela dublagem muito bem feita de Selton Melo, Camila Pitanga e Rodrigo Santoro; e pela trilha sonora. Depois daquelas trilhas do Tropa de Elite 1 e 2, eu passei a gostar mais dessa virada de bateria que passou a ser usada nas cenas mais empolgantes (parecem bem brasileiras).


      Eu acho que o cinema Brasileiro precisa de mais filmes assim, e precisa buscar sua identidade. Que agora parece mais perto do que já esteve. Enfim, acho que é isso pessoal, assistam, vale muito a pena, e reflitam sobre o Brasil, sobre o mundo e sobre a humanidade. Tão bons e tão maus. "Você está entrando em uma das cidades mais seguras do mundo: Bem Vindo ao Rio de Janeiro!" Fantástico!

3 comentários:

  1. Thami, eu não sei se já li outras resenhas por aqui e acho que também nunca vi um texto do seu namorado. Mas, cara, eu amei essa resenha, esses comentários valiosos e cheios de incitação é que me fazem querer assistir um filme [realmente].
    Já incluí este na minha fila da pipoca. Adorei o teor ácido do roteiro, mas outra coisa que me atraiu bastante foi saber que Selton Mello atua. Eu sou muito fã desse cara e fico meio triste que ele não tenha tanto reconhecimento.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Vale muito apena assistir!!
      Só pra explicar direitinho, o Selton Mello faz a voz do personagem, não aparece ele no filme ok?!

      Beijos

      Excluir
  2. Eu quero ver!!! Adorei a resenha. Xoxo

    ResponderExcluir

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...