domingo, 25 de novembro de 2012

Fazendo meu próprio manequim de moulage!

Oi meus amooores!! Hoje estou feliz por que consegui fazer o meu manequim de Moulage!! *o*
Faz séculos que eu tô atrás de um pra comprar e sempre que eu vou nas lojas o modelo feminino tem acabado. Então como eu não sou de deixar as coisas como estão resolvi fazer o meu!
Faz meses que eu procuro por toda internet tutoriais de como fazer e não achava um bom. Se vocês já tiverem pesquisado também, com certeza deve tem achado a técnica de fazer no próprio corpo com fita silver tape. Pois bem, eu tentei e não deu certo... =/
Mas a minha busca incessante não parou por ai, continuei a minha busca pelo manequim perfeito e a 2 dias encontrei um tutorial bom!! \o/
Então resolvi segui-lo e consegui fazer direitinho, a unica coisa que deu errado foi que fiquei com a mão dolorida e o dedão inchado, mas, apesar dos pesares eu resolvi compartilhar com vocês!
Vamo ver o passo a passo:


Materiais usados: 

  • Um manequim de plástico (como o meu busto é pequeno, peguei um que as medidas se pareciam)
  • Jornal
  • Fita crepe
  • Cola branca (usei a branca, mas a cola de contato teria sido bem melhor)
  • Lápis comum
  • Lápis em cor clara
  • Tesoura ou estilete
  • Pincel largo (para espalhar a cola)
  • 1 metro de feltro automotivo
  • 1 metro de malha na cor desejada (eu usei viscolycra, porque não tinha malha boa na loja e porque estica mais)
  • Agulha curva
  • Linha resistente
Como fazer:

 Tire o molde do manequim que você vai usar com o jornal. Prenda com a fita crepe partindo do meio e modele, usando as técnicas de moulage. Marque as penses retire do manequim e corte-as.


Elas vão ficar assim.


Prenda com alfinetes sobre a parte mais áspera do feltro automotivo e risque o molde, acrescentando 1 cm as medidas. (Acho que não dá pra ver assim, se clicar na foto melhora!)


Vire para o outro lado e complete o molde. Faça o mesmo com a parte de trás.


Recorte com a tesoura ou estilete. No tutorial que eu vi, usaram o estilete, mas eu achei mais difícil e usei a tesoura. (Foi o que me rendeu os dedos inchados. =/)


Vai ficar assim.


Com a agulha curva e a linha resistente, costure as pences. 


Se você quiser, pode lixar um pouco o manequim pra que ele fique menos escorregadio.


Passe bastante cola branca (esqueci de fotografar, sorry!) e cole o feltro automotivo. Comigo foi bem difícil de colar, por isso indico que vocês usem a cola de contato. Costurei os lados depois que já estava colado para ficar bem rente ao corpo do manequim.


Recorte pedaços do que restou do feltro e cole na cava e no pescoço. Eu costurei essas partes também para ficar bem preso e rente.


A parte de cobrir com a malha foi uma odisseia. Tive de botar a malha sobre o manequim e ir esticando e costurando. Minha mão a essa altura já estava doendo muito, então minha tia me ajudou a costurar a malha! Hihihi!


E pronto, finalizei a primeira parte! Ainda não comprei o pé e outras coisitas mais para deixar ele beeem chique, meu amor!

Eu demorei o dia todo pra fazer todas as etapas, talvez se vocês fizerem em dois ou mais dias, não fiquem com a mão as pernas, os braços e as costas doendo! :D
Uma coisa bem importante é que o feltro automotivo solta muuuuuito pelo, então, as bonitas que tem alergia, asma, rinite, sinusite e outras ites, fiquem espertas. Acho que usar aquelas mascaras de médico ajuda bastante. Eu, que não tenho alergia, fiquei com o nariz corizando.

Pois bem, bonitas, espero que tenham gostado do meu tutorial, tentei fazer ele detalhado. Qualquer dúvida podem escrever nos comentários que eu respondo!

Quando comprar os materiais para o pé e os acabamentos finais, faço um segundo post mostrando como fiz!

Beijo!

PARTE 2!!

6 comentários:

  1. Era justamente o que eu estava procurando...Ficou muito bom seu manequim,parabéns...Vou tentar fazer o meu....bjs

    ResponderExcluir
  2. muito massa! mas a espessura do feltro não modificou as medidas não? atualiza o post com o manequim completo! :p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumenta um cm mais ou menos com o feltro, mas como as medidas do manequim não eram exatamente as mesmas que as minhas,não fez tanta diferença.
      Eu deixei o link para a PARTE 2 logo no fim do post, lá você encontra o manequim completo!! xD

      Excluir

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...