domingo, 28 de outubro de 2012

Dicas para se dar bem no Enem!

No próximo fim de semana vai acontecer o Enem e tenho certeza que muita gente ta nervosa e preocupada para esta tal prova. Eu fiz Enem duas vez. Pois é, então acho que posso falar um pouquinho sobre o assunto e dar umas boas dicas para vocês!


Comigo aconteceu assim: Na primeira vez que fiz Enem eu não tinha me preparado bem, nunca fui uma aluna muito aplicada pra falar a verdade e algumas matérias nunca entraram na minha mente, entre elas: química e física. Achei a prova bem cansativa e quase dormi no meio. kkkkkkkk É sério!
Já na segunda vez, eu passei o ano todinho me preparando, fiz cursinho, estudei direitinho, prestei bastante atenção nas dicas dos professores e foi tranquilo.
Então vamos as dicas:

1-Conheça a prova
Na ultima semana antes do meu segundo Enem, eu e as minhas amigas e combinamos de responder juntas, cada dia, uma prova de um Enem anterior. Então foi assim: fiz o Enem do ano de 2010, então na segunda respondemos o de 2009, na terça o de 2008 e assim por diante. Isso ajudou bastante, porque as provas seguem um mesmo esquema de quantidade de questões, então deu pra entender como funciona e perceber o nível de dificuldade das questões.

2-Relaxe
No dia anterior da prova, relaxe. Combine de sair com os amigos a tarde, tome sorvete, ousa suas músicas preferidas, enfim, esqueça um pouco da prova. O que tinha de ser estudado já foi estudado. No meu caso, uma das minhas amigas é bem religiosa e ela propôs que fossemos a uma igreja para ela fazer uma oração. Então nós fomos, rimos, choramos juntas, rezamos e ficamos bem tranquilas para a prova no outro dia. A noite, coma coisas leves e durma cedo.

3-Esteja preparada
No dia da prova, almoce cedo, não coma coisas muito pesadas, vista uma roupa confortável. Chegue ao local da prova com bastante tempo de antecedência. Lá você provavelmente vai encontrar um grupo de pessoas da sua escola (ou cursinho) preparados para te dar apoio, normalmente eles disponibilizam água e até algum lanche para o "fera". Se preferir pode levar de casa. Eu não gosto muito de comer durante a prova, levei apenas uma barrinha de cereal e alguns doces. Não esqueça de levar caneta preta transparente, o cartão de confirmação e um documento original com foto. Lembre-se que o horário da prova é de acordo com o horário de Brasília!

4-Prova em mãos
Não adianta entrar em panico, você passou um ano todo se preparando para este momento, agora é a hora de mostrar o que sabe. Não se preocupem, a prova do Enem não é tão difícil assim, ela é uma prova cansativa, pois as questões tem muito texto. Alguns professores meus disseram para ler as questões e se não souber pular para a próxima, eu não aconselho fazer isso. No meu caso eu preferi ler duas ou mais vezes a questão e chegar a uma resposta logo, porque, como a prova é grande, corre o risco de esquecer de voltar para as questões não respondidas, ou mesmo ter preguiça.

5-A segunda parte
O segundo dia de prova, para mim foi mais tranquilo, a gente já sabe onde é, já "conhece" quem está ao nosso redor, já sabe como é o sistema de provas e acaba passando mais rápido. A unica coisa que aflige os feras é a tal da Redação, mas não precisa se preocupar tanto. O Enem trás, normalmente, dois textos de apoio para que a gente se baseie no assunto e desenvolva a redação. Alguns professores indicam deixar a redação por ultimo e outros indicam fazer primeiro. No meu caso eu fiz um rascunho, respondi as questões da prova e no final reli meu rascunho e acrescentei várias coisas. Fiquem ligados, muitas vezes o assunto da redação está em questões da própria prova!

Depois que sair da prova é só relaxar e esperar o gabarito sair!

P.S.: Eu indico que vocês assistam e leiam os jornais esta semana. Pode ajudar nos argumentos da redação!

É isso pessoal, espero ter ajudado vocês!!
=*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...